Adriano Tanaka
OCP Oracle Cloud, OCP 11g, 12c
Adriano Tanaka

Realizando acesso a uma máquina no OCI via console

Realizando acesso a uma máquina no OCI via console

Um dos recursos mais solicitados do OCI-C era a possibilidade de realizar uma conexão direto ao console da máquina, quantas vezes alguém já colocou um disco que não estava na orquestração no fstab de uma máquina e ao reiniciar a máquina não subiu? Ou então bagunçou o firewall do Windows? Agora no OCI é possível realizar a conexão direto a console da máquina de forma bem simples.

IMPORTANTE ressaltar que apesar de garantir um acesso via console, você ainda precisa das credências de acesso dessa máquina.

1.Gerando uma chave SSH

Existem diversas formas de gerar uma chave SSH, se você estiver em um ambiente Windows, basta baixar o utilitário puttygen (aqui) , e ao abrir, passar o mouse na área onde a seta vermelha está apontando para poder gerar uma chave randômica:

Depois disso basta copiar todo o código gerado:

enter image description here

Clique em Save private Key para salvar o par da chave gerada, é recomendado colocar uma senha nela no campo Key passphrase

2.Softwares necessários no ambiente Windows

Caso você esteja tentando acessar o console a partir de uma máquina Windows, você vai precisar dos seguintes Softwares:

Recomendo colocar a localização dos arquivos baixados na variável $PATH do Windows para facilitar sua vida.

3.Ativando o acesso ao console via Dashboard

Parar conseguir acesso a sua máquina via console, você precisa ter uma regra no “firewall” (Security List) que permita a conexão na porta 443 de sua instância. Segue um exemplo bem simples que permite essa conexão de qualquer lugar vindo da internet . MUITO CUIDADO COM REGRAS DESSE TIPO 

Depois da regra criada, acesse a página de sua instância e procure pela opção Console Connection

Na tela que abrir, clique em (1) Create Console Connection, (2) pegue a chave gerada no passo 1 e cole no campo de texto que apareceu (Lembre-se de copiar todo o texto da chave) e (3) clique em Create Console Connection.

Após Clicar em Create Console Connection, aguarde alguns segundos enquanto a conexão é configurada. Quando ela estiver pronta o status vai mudar para active:

Na área marcada de vermelho devemos escolher como queremos conectar na máquina, nesse caso, escolha a opção Connect With VNC e a seguinte janela vai ser exibida, copie TODO o código que ela gerou (Você pode usar o botão copy em baixo dela para fazer isso)

Dica

Esse comando gerado vem com alguns diretórios que talvez na sua máquina não esteja presentes, então você precisa alterar algumas coisas:

Código gerado pela Oracle:

Start-Job { Echo N | plink.exe -i $env:homedrive$env:homepath\oci\console.ppk -N -ssh -P 443 -l ocid1.instanceconsoleconnection.oc1.iad.abuwcljre2f4z7llzpqwi6jw75w2pxukkumxqvfejd733lwbpxuecwiviq5a -L 5905:ocid1.instance.oc1.iad.abuwcljr4kmcdbdlz4zv2sdqu25qg3ym6vmgi4xdvds3ggqgfe2uy2prczcq:5905 instance-console.us-ashburn-1.oraclecloud.com }; sleep 5; plink.exe -i $env:homedrive$env:homepath\oci\console.ppk -N -L 5900:localhost:5900 -P 5905 localhost -l ocid1.instance.oc1.iad.abuwcljr4kmcdbdlz4zv2sdqu25qg3ym6vmgi4xdvds3ggqgfe2uy2prczcq

Código alterado para funcionar na minha máquina:

Start-Job { Echo N | plink.exe -i C:\Users\Adriano\Desktop\private.ppk -N -ssh -P 443 -l ocid1.instanceconsoleconnection.oc1.iad.abuwcljre2f4z7llzpqwi6jw75w2pxukkumxqvfejd733lwbpxuecwiviq5a -L 5905:ocid1.instance.oc1.iad.abuwcljr4kmcdbdlz4zv2sdqu25qg3ym6vmgi4xdvds3ggqgfe2uy2prczcq:5905 instance-console.us-ashburn-1.oraclecloud.com }; sleep 5; plink.exe -i C:\Users\Adriano\Desktop\private.ppk -N -L 5900:localhost:5900 -P 5905 localhost -l ocid1.instance.oc1.iad.abuwcljr4kmcdbdlz4zv2sdqu25qg3ym6vmgi4xdvds3ggqgfe2uy2prczcq

Perceba que no meu caso, eu apontei diretamente o arquivo de chave privada gerada no passo 1 e que também não estou passando o caminho do utilitário plink.exe pois o mesmo já está adicionado na minha variável PATH.

Esse código deve ser executado no PowerShell:

Caso esse seja a sua primeira conexão à essa máquina, você vai ser questionado se deseja salvar o hash dessa conexão, basta confimar ( Y ) e quando o acesso for garantido (Access granted. Press Return to begin session.) você deve dar um enter para iniciar o túnel.

Abra o Vnc Viewer e inicie uma conexão no endereço localhost:5900

E seja bem vindo a sua máquina: 

Dica

Dependendo do programa de vnc que esteja usando, talvez ele não possua a opção de enviar um CTRL + ALT + DEL para desbloquear o Windows, então você pode clicar no ícone de acessibilidade no canto inferior esquerdo e usar o teclado virtual para isso.

Opinions expressed are solely my own and do not express the views or opinions of my employer.
# # #
Homepage      Oracle      Realizando acesso a uma máquina no OCI via console

Adriano Tanaka

Realizando acesso a uma máquina no OCI via console
Um dos recursos mais solicitados do OCI-C era a possibilidade de realizar uma conexão direto ao console da máquina, quantas vezes alguém já colocou um disco que não estava na…
Scan QR code to continue reading
2019-04-27